Email para contato: cbgdp19@gmail.com
O Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto (CBGDP) é o principal evento da área no Brasil. Reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, [...]
Email para contato: cbgdp19@gmail.com
Premiação artigos 12º CBGDP
Publicação dos artigos na Blucher
A Comissão Organizadora será composta pelos seguintes pesquisadores:
Profa. Dra. Ângela de Moura Ferreira Danilevicz
Prof. Dr. Daniel Jugend
Prof. Dr. Diego Castro Fettermann
Prof. Dr. Raoni Barros Bagno
Prof. Dr. Sanderson César Macêdo Barbalho
Profa. Dra. Viviane Vasconcellos Ferreira Grubisic
Evento: 11 a 13 de setembro de 2019
As palestras são um importante espaço para os estudantes de graduação, pós-graduação, comunidade empresarial terem contato com temas atuais, apresentados por especialistas capazes de transmitirem os conhecimentos de forma organizada, disponibilizando uma visão abrangente do tema em estudo sob o ponto de vista prático
RWTH Aachen University - Alemanha
Instituto Técnico de Lisboa - Portugal
The Hong Kong Polytechnic University
Gestor de Novos Programas na Embraer
Abvcap e Sócio da Derraik & Menezes Advogados.
Head of Product Development - FCA LATAM
Doutorado em Engenharia Mecânica – Rheinisch-Westfalischen Technischen Hochschule/Aachen
Dir. DTE-MCTIC - Novo Marco Legal da Inovação
Diretora de Inovação da CNI
As sessões temáticas são espaços dedicados à apresentação oral e em pôster, de pesquisas acadêmicas originais seleccionadas pelo Comitê Científico do Congresso. As sessões serão organizadas de acordo com as temáticas específicas dos trabalhos e incluirão oportunidades para debate após cada apresentação.
Temas do CBGDP 2019, os quais são as áreas para submissão dos trabalhos:
Temática 1: Processo de design e de desenvolvimento de produtos (ex. produtos de defesa, softwares, serviços etc.)
Temática 2: Gestão de inovação, empreendedorismo e modelos de negócio
Temática 3: Métodos, técnicas e ferramentas de inovação, design e desenvolvimento de produtos
Temática 4: Tópicos emergentes (startups, PSS, economia circular, IoT, indústria 4,0, Lean)
Minicurso Startup Mundi Innovation Game :Startup Mundi, um Game de Inovação que simula a trilha que uma Startup percorre desde sua concepção até a sua expansão, passando por todas as terminologias, práticas e experiências do ecossistema de inovação.
Minicurso Soft Skills: Soft skills em projetos, Game de desenvolvimento de habilidades de comunicação e resolução de conflitos de projetos multiculturais.
Estão programadas visitas técnicas às instalações da faculdade de tecnologia para get os laboratórios de inovação e pesquisa. As visitas vão ocorrer a partir das 14:00 no 2o e 3o dia de evento, simultaneamente às sessões de apresentações e minicursos.
Mesa Redonda Tema 2 no 1º dia – Coronel Judson Benevolo Xavier (Exército Brasileiro)
Mesa Redonda Tema 1 no 1º dia – General de Brigada Carlos Roberto Pinto de Souza (Exército Brasileiro)
Mesa Redonda Tema 1 no 1º dia – Gustavo de Castro Hissi (IACIT)
Orientações para que você aproveite ao máximo ao 12º Congresso Brasileiro de inovação e gestão de desenvolvimento de produto
Brasília é a capital federal do Brasil e sede do governo do distrito federal. Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República e 127 embaixadas estrangeiras. A política de planejamento da cidade, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. Vista de cima a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião.
Brasília é classificada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO e recebe cerca de um milhão de visitantes anualmente. Entre as suas atrações mais visitadas estão os diversos projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e Joaquim Cardozo. A cidade Mezzogiorno por estar ecoturismo por estar localizada a mais de mil metros acima do nível do mar, de onde nascem rios de algumas grandes bacias hidrográficas brasileiras. O turismo histórico na capital federal não se restringe ao homologado posterior à Fundação, mas also resgata CRP e fatos anteriores a 1960.
Com grande fluxo de turistas do mundo todo, os hotéis em Brasília possuem condiçôes de atender confortavelmente todos os públicos. A setorização da capital ajuda a vida do turista. A grande maioria das opções de Hotel está nos setores hoteleiros Sul e norte as duas áreas são muito centrais e perto de grande parte dos pontos turísticos, facilitando uma locomoção entre toda a cidade.
© 2019 CBGDP
É graduado em Engenharia Naval (1986) e em Administração de Empresas (1990). Fez mestrado (1989), doutorado (1992) e livre docência (1997) em Engenharia Mecânica. Todos os títulos foram obtidos pela Universidade de São Paulo. Em 1993/94 foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt, desenvolvendo pesquisas na Universidade Técnica de Darmstadt. Desde 2009 é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP – EPUSP. De 2008 a 2014 exerceu a função de Representante Científico da Confiança (Vertraeunswissenschaftler) da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil; e de 2009 a 2014 foi pesquisador visitante convidado do instituto de pesquisas da indústria de autopeças do Japão (Universidade de Waseda). De 2011 a 2015 foi vice-chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP. Atualmente é colaborador Internacional do CIRST ? (Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie de Quebec ? Canada. Exerce as funções de Coordenador Acadêmico do Programa de Educação Continuada da EPUSP (PECE) e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EPUSP. Coordena ainda os cursos de especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços e Engenharia Automotiva. Tem experiência na área de gestão, pesquisa e ensino na Grande área da Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de produto, metodologia do projeto, educação continuada e internacionalização da engenharia.
Professor da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP), atuando no Departamento de Engenharia de Produção. Vice-coordenador do InovaLab@POLI – complexo laboratorial focado no aprimoramento do ensino prático de graduação em engenharia. Pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC). Apoia atividades de empreendedorismo na POLI, participando de projetos PIPE-FAPESP. Membro pro bono do Conselho de Cursos de Engenharia do Insper. É Fellow da Fundação Lemann. Foi Visiting Professor no Trinity College Dublin em 2016 (1 mês) e Visiting Scholar da Graduate School of Education da Stanford University em 2015 (3 meses). Possui mais de 8 anos de experiência em consultoria de estratégia, tendo sido gerente da Bain & Company até 2012. Foi pesquisador assistente do Laboratorium für Werkzeugmaschinen und Betriebslehre (WZL) da RWTH Aachen University entre 2005 e 2007. Engenheiro Mecânico (1997), mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutor em Engenharia de Produção (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Atualmente atua em pesquisa em gestão do desenvolvimento de produtos, Product Lifecycle Management (PLM), design thinking, manufatura avançada, manufatura aditiva e ensino de engenharia.
Professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de Engenharia de Produção (Poli) e Design (FAU). Desenvolve pesquisas nas áreas de desenvolvimento de produtos, serviços e empreendimentos e gestão de tecnologias nos temas de technology roadmapping, design thinking, lean startup e serviços tecnológicos. Possui graduação em Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2004-2005).
Graduação em Engenharia Mecânica pela USP (1980), mestrado em Engenharia Mecânica pela USP, com tema sobre Planejamento e Controle de Produção (1983) e doutorado em Sistematização da Produção no WZL RWTH ? Aachen, como o tema sobre Planejamento de Processo por Computador ? CAPP – (1988). Tornou-se Livre Docente na USP com tese sobre CAPP (1992) e Professor Titular da USP na área de Integração da Manufatura (1995). Docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP desde 1982. Foi professor convidado em 1995 pelo WZL Aachen, Alemanha para desenvolvimento de especificação do STEP e professor convidado em 2003 na Universidade de Missouri, USA para atuar no projeto da SAP para aplicação do sistema mySAP-PLM. Co-autor do livro Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. Este livro vem sendo adotado como referência por várias instituições de ensino e por empresas. Co-autor do livro Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM (busines process management): uma referência para implantação prática. Este livro foi adotado pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) para fazer parte da coleção de livros indicados. Suplente do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC USP. Coordenador do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) e do Grupo de Engenharia Integrada e Engenharia de Integração (GEI2) do NUMA. Trabalha atualmente na área de desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de sistemas produto-serviço (PSS: product-service system), gestão do ciclo de vida de produtos (PLM: product lifecycle management), planejamento da inovação (FEI: front-end of innovation), gestão e modelagem de processos de negócio (BPM: business process management) e ecodesign / DfE: design for environment. Já formou 67 pós-graduandos (49 mestres e 18 doutores) e supervisionou 6 pós-doutores. Realizou 471 publicações (104 em periódicos; 3 livros; 41 capítulos de livros; 286 artigos completos em congressos; 37 resumos em congressos).
Presidente do Instituto de Inovação e Gestão do Desenvolvimento de Produtos (www.igdp.org.br) para o Biênio de 2016-2017. Autor do primeiro livro brasileiro de roadmapping: “Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias”. Mais informações em www.roadmapping.com.br. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Centro de Inovação e Gestão de Operações”. Professor Adjunto do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), no Campus Avançado de Poços de Caldas. Foi Professor Substituto do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professor Assistente no Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Engenharia de Produção e graduado em Engenharia Mecânica (ênfase projetos de produto) pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP). Doutorado sanduíche no Centre for Technology Management (CTM), Institute for Manufacturing (IFM), University of Cambridge, UK. Áreas de trabalho: roadmapping, tomada de decisão, sistemas produto-serviço, gestão da inovação, desenvolvimento de produtos, planejamento da inovação.